Viver > Percursos Pedestres e BTT

Percursos Pedestres e BTT

A Rede de Percursos Pedestres e BTT no concelho de Resende está incluída no projeto “Vivenciar o Montemuro”, que tem como parceiros a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL e o Município de Cinfães.

O projeto íntegra uma grande rota, com 110 km, a iniciar em Nespereira (Cinfães) e a terminar no Parque Fluvial de Porto de Rei (Resende), percorrendo a cumeada da Serra do Montemuro, pelas freguesias da Panchorra, Feirão, Paus, S. Martinho de Mouros e S. João de Fontoura, com desvios para as freguesias de Felgueiras, Cárquere e Resende. Encontram-se, ainda, sinalizados seis percursos pedestres, dos quais três no concelho de Resende: PR de Felgueiras, PR do Vale do Cabrum superior e PR da Lagoa D. João, num total de 100 km. O projeto contempla, ainda, a criação do Centro de BTT do Montemuro, que tem 3 trilhos no concelho de Resende, com porta principal em Cinfães, na Gralheira, e duas portas em Resende, uma em Felgueiras e outra em Feirão.

A de Felgueiras encontra-se instalada na antiga Escola Primária e funciona, também, como Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro, contemplando uma área de informação turística, salas de projeção multimédia de interpretação do espaço geofísico da unidade orográfica – Serra do Montemuro e do património arqueológico. Existem, ainda, espaços oficinais onde se faz apologia das artes e ofícios pré-históricos, para serem utilizados pela comunidade escolar e famílias. O exterior foi requalificado para zona de merendas.

Relativamente à porta de Feirão, esta funciona no Centro Interpretativo do Montemuro, espaço que permite ao visitante conhecer o património faunístico e florístico desta Serra e que foi ampliado dotando-o de balneários e estação de serviço self-service para lavagem e oficina de apoio ao BTT.

Com a implementação deste projeto pretende-se potenciar o património natural, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, assente na promoção de atividades de turismo de natureza, uma clara aposta na afirmação do território enquanto destino privilegiado deste tipo de turismo.

A inauguração da rede de Percursos Pedestres e BTT decorrerá no dia 23 de março de 2019.

O Município de Resende convida toda a população para a inauguração, cujo programa pode encontrar no convite aqui disponível.

Convite para a Inauguração dos Percursos Pedestres e BTT