Viver > Obras Públicas

Obras Públicas

Encontram-se em curso as seguintes Obras Públicas:

Conclusão do Sistema de Drenagem de Águas Residuais Domésticas de Freigil

Esta obra incide no sistema público de drenagem de águas residuais respeitante a Freigil, nomeadamente na conclusão do sistema de drenagem de águas residuais domésticas daquele local.

Com vista à redução da poluição urbana nas massas de água, nomeadamente no Rio Cabrum, pretende-se a construção de uma ETAR e a ampliação do sistema de drenagem de águas residuais domésticas e a execução do respetivo tratamento.

Valor do Investimento: 184.320,56 euros.

Comparticipação: A obra é comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Consulte a memória descritiva desta obra

 

Sistema de Drenagem de Águas Residuais Domésticas de Rossas

O projeto incide no sistema público de drenagem de águas residuais nas zonas de Rossas, Vila Pouca, Serro, Buraco, Granja e Mariares, situadas na União de Freguesias de Ovadas e Panchorra.

O sistema de drenagem proporcionará uma melhoria muito significativa nas condições de vida das populações locais e da qualidade dos meios hídricos, promovendo benefícios socioeconómicos e ambientais na qualidade dos meios receptores, na requalificação do meio ecológico e nas atividades que dele dependem.

Valor do Investimento: 334.457,43 euros.

Comparticipação: A obra é comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Consulte a memória descritiva desta obra

 

Drenagem e Tratamento das Águas Residuais Domésticas de Anreade

O projeto incide no sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas respeitante à União de Freguesias de Anreade e S. Romão, nomeadamente nas zonas de Mosteirô, abaixo da EN222, parte baixa da Mercê, Casa Novas e Bairral.

Com vista à redução da poluição urbana nas massas de água, nomeadamente na Albufeira Carrapatelo, prevê-se a execução de um sistema de drenagem de águas residuais domésticas e do respetivo tratamento.

Valor do Investimento: 154.537,01 euros

Comparticipação: A obra é comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR)

Consulte a memória descritiva desta obra

 

Carvalhal: Projeto de Salvaguarda da Envolvente do Mosteiro de Cárquere – Reabilitação e Reconversão Parcial da Residência Paroquial em Sede Social do Conselho Económico da Paróquia de Cárquere e Centro de Informação da Rota do Românico

Com esta intervenção pretende-se criar as condições mímimas para a instalação e funcionamento da instituição, autonomizar um pequeno espaço para permitir a instalação de um Centro de Informação da Rota do Românico e melhorar, de forma muito significativa, as precárias condições de habitabilidade e de conforto da atual residência paroquial.

Aproveita-se, ainda, a intervenção para se tentar corrigir alguns dos aspetos mais negativos resultantes da última, e pouco qualificada, intervenção no edifício, de forma a requalificá-lo na sua relação de proximidade com o Mosteiro de Sta. Maria de Cárquere.

Valor do Investimento: 38.979,94 euros

Comparticipação: A obra é comparticipada em 85% pelo Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020)

Consulte a memória descritiva desta obra

 

Beneficiação do Pavilhão Gimnodesportivo de Resende

O Município de Resende vai avançar com a obra de Beneficiação do Pavilhão Gimnodesportivo de Resende, cuja candidatura ao programa de beneficiação de equipamentos municipais recebeu o parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

O Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, já assinou o protocolo com a Direção-Geral das Autarquias Locais que vai comparticipar a obra.

A empreitada contempla as seguintes intervenções: na envolvente vertical, colocação de Sistema ETICS e de painel sandwich; na envolvente horizontal (cobertura da nave principal), colocação de painel sandwich e painéis translúcidos; substituição da atual caixilharia em alumínio e de vidro simples por alumínio de corte térmico e vidro duplo; criação de mais 3 saídas de emergência para o exterior; relativamente à produção de águas quentes sanitárias, prevê-se a execução de nova instalação e substituição das tubagens e dos equipamentos de produção; substituição dos equipamentos termoacumuladores elétricos por um novo equipamento de caldeira de biomassa e painéis solares térmicos, com um volume de água capaz de satisfazer o conforto térmico aos utilizadores; melhoria nas instalações dos balneários e sanitários, na envolvente horizontal e vertical; correção à iluminação de todo o pavilhão, com substituição por luminárias LED.

Com a requalificação deste equipamento, utilizado pelos alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz, pretende-se fazer frente à atual degradação do espaço e melhorar as condições de segurança e conforto, atraindo outros públicos para a prática desportiva.

Valor do Investimento: 350.000,00 euros

Comparticipação: A Direção-Geral das Autarquias Locais comparticipa a obra com o valor de 179.863,96€

Consulte a memória descritiva desta obra