A Rede de Percursos Pedestres e BTT no concelho de Resende está incluída no projeto “Vivenciar o Montemuro”, que tem como parceiros a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL e o Município de Cinfães.
O projeto íntegra uma grande rota, com 80 km, a iniciar em Nespereira (Cinfães) e a terminar no Parque Fluvial de Porto de Rei (Resende), percorrendo a cumeada da Serra do Montemuro, pelas freguesias da Panchorra, Feirão, Paus, S. Martinho de Mouros e S. João de Fontoura, com desvios para as freguesias de Felgueiras, Cárquere e Resende. Encontram-se, ainda, sinalizados seis percursos pedestres, dos quais três no concelho de Resende: PR de Felgueiras, PR do Vale do Cabrum superior e PR da Lagoa D. João, num total de 100 km. O projeto contempla, ainda, a criação do Centro de BTT do Montemuro, que tem 3 trilhos no concelho de Resende, com porta principal em Cinfães, na Gralheira, e duas portas em Resende, uma em Felgueiras e outra em Feirão.
A de Felgueiras encontra-se instalada na antiga Escola Primária e funciona, também, como Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro, contemplando uma área de informação turística, salas de projeção multimédia de interpretação do espaço geofísico da unidade orográfica – Serra do Montemuro e do património arqueológico. Existem, ainda, espaços oficinais onde se faz apologia das artes e ofícios pré-históricos, para serem utilizados pela comunidade escolar e famílias. O exterior foi requalificado para zona de merendas.
Relativamente à porta de Feirão, esta funciona no Centro Interpretativo do Montemuro, espaço que permite ao visitante conhecer o património faunístico e florístico desta Serra e que foi ampliado dotando-o de balneários e estação de serviço self-service para lavagem e oficina de apoio ao BTT.
Com a implementação deste projeto pretende-se potenciar o património natural, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, assente na promoção de atividades de turismo de natureza, uma clara aposta na afirmação do território enquanto destino privilegiado deste tipo de turismo.
Consulte os percursos pedestres existentes no concelho no Visit Resende