Home > Notícias > Teatro do Montemuro apresenta peça “Socalcos” no Auditório Municipal

Teatro do Montemuro apresenta peça “Socalcos” no Auditório Municipal

No dia 4 de outubro, o Teatro Regional da Serra do Montemuro apresentou a peça “Socalcos”, no Auditório Municipal de Resende, que contou com plateia cheia.

O espetáculo desenrolou-se a partir da pergunta “quem construiu os socalcos do vinho do Porto?”. Para ajudar a uma melhor resposta, a peça recorre a um conto de Soeiro Pereira Gomes, que fala no trabalho brutal e maravilhoso que foi a edificação desses mesmos socalcos.

Foi, também, esta a pergunta recorrente do Barão de Forrester (1809-1861), durante as repetidas incursões topográficas que empreendeu, até desenhar o monumental Mapa do Douro Portuguez e Paiz Adjacente.
O espetáculo Socalcos acompanha uma dessas viagens pelo interior de entre Douro e Minho, com personagens tão inesperadas como o jovem Serpa Pinto, o salteador Zé do Telhado, o Abade de Jazente, recordado em alguns dos seus poemas, e, como personagem principal, a gente do povo das paragens do Douro, Tâmega e Sousa.

A música e a gastronomia tradicional deste território também são sempre companhia durante o percurso.

O evento realizou-se no âmbito da Ação “Escrita em Cena”, do Festival Inventa. Uma iniciativa cultural da CIM do Tâmega e Sousa, que conta com o apoio de outras entidades, nomeadamente da Câmara Municipal de Resende e do Programa Operacional NORTE 2020.