S. Martinho de Mouros recebeu este fim de semana, de 2 a 4 de agosto, a 3.ª edição do Mercado Medieval, numa organização do Município de Resende em parceria com a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros.
Num cenário perfeito, proporcionado pela Igreja Românica de S. Martinho de Mouros, a comunidade e os visitantes recuaram até à época medieval, deixando-se contagiar pela alegria dos mercadores, pela animação dos grupos musicais e de teatro e pelas danças vibrantes inspiradas em memórias medievais e orientais.
A programação contou com diversos momentos de animação, com a participação dos trovadores medievais “Porta da Traição” e “Barro Nergro”, Tribo Ta-Meri com as suas danças orientais, Teatro Assombrado “Contos e Fábulas”, “Viajantes do Tempo”, “Dzubigon” Malabaristas e Teatro Assombrado “Contos e Fábulas”.
Em destaque nos três dias, esteve o cortejo pelas ruas da vila de S. Martinho de Mouros, com a participação de todos os grupos de animação e os espetáculos de fogo em frente à Igreja Matriz.
Tudo isto a par da gastronomia, mercado medieval, acampamento do povo e militar, acampamento hospitalário com instrumentos de tortura, passeios de charrete, torneio de tiro ao arco, carrossel medieval e jogos medievais, falcoaria com a Irmandade da Coruja, que fizeram com que a animação fosse constante em todo o espaço do certame.