Home > Notícias > Projeto “Experimenta Ciências” com impacto positivo nas escolas

Projeto “Experimenta Ciências” com impacto positivo nas escolas

No âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Resende e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Resende, foi implementada durante o ano letivo, a ação “Experimenta Ciências” dirigida às alunas e aos alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Foram realizadas um total de oito sessões experimentais com as crianças e duas sessões de capacitação com os professores.

Através desta ação, assegurada financeiramente pelo Município de Resende, alunas e alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades experimentais ativas, integradas e diversificadas que avalizam o direito ao sucesso escolar, tal como está consagrado nos princípios orientadores da ação pedagógica do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo objetivo desta iniciativa contribuir para a melhoria de condições que permitam aumentar e consolidar práticas do ensino experimental da ciência nos Centros Escolares do concelho.

Durante a ação foram exploradas diversas temáticas relacionadas com a área curricular de Estudo do Meio, tais como corpo humano, seres vivos, animais em plantas, luz e cor, planeta terra, entre outros, permitindo o desenvolvimento de competências transversais a todas as áreas disciplinares, tais como, o desenvolvimento da comunicação e do raciocínio e a promoção de atitudes e hábitos de trabalho autónomo e em grupo.

Este projeto teve um impacto social muito positivo junto das crianças, tendo-se verificado um grande envolvimento, interesse e entusiasmo por parte de todos os envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento de competências transversais, assegurando uma ligação entre o saber e o saber fazer, entre a teoria e a prática e entre a ensino e a sociedade.

Recorde-se que o PIICIE Resende é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e pelo Fundo Social Europeu.