Notícias

Home > Notícias > PIICIE no Município de Resende

PIICIE no Município de Resende

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Resende, em colaboração com a CIM do Tâmega e Sousa, prevê a realização de várias iniciativas junto da comunidade escolar, constituindo o Agrupamento de Escolas de Resende um importante parceiro na sua dinamização.

À semelhança da 1ª fase, esta 2ª edição visa a melhoria do sucesso educativo, reduzindo as saídas precoces, combatendo o insucesso escolar e reforçando as medidas promotoras de equidade no acesso à educação básica e secundária.

A implementação deste plano, que se destina às crianças da educação pré – escolar e aos alunos de todos os ciclos de ensino, centra-se em 3 atividades:

  • Dicas

​​​Esta atividade pretende contribuir para a resolução de questões inerentes aos problemas de linguagem, de comportamento e de orientação escolar e vocacional, através da promoção do desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras, de competências sociais, emocionais e comportamentais, bem como da realização de atividades no âmbito orientação escolar e vocacional, de forma complementar às atividades já desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas de Resende.

  • Experimenta Ciência

​​​​​​​Esta atividade visa estimular e motivar os alunos para a aprendizagem, com o proporcionar do aumento da realização do número de atividades experimentais, em contexto sala de aula. De referir, o contributo desta atividade na exploração de conteúdos curriculares assente nos princípios do ensino experimental e da adoção de metodologias ativas de aprendizagem, com o principal intuito de melhorar a qualidade das aprendizagens a realizar pelos alunos e potenciar o desenvolvimento das competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

  • Sala de Aula do Futuro

Esta atividade pretende potenciar a utilização da sala de aula de futuro, enquanto ambiente inovador de aprendizagem e criar oportunidades de utilização dos recursos móveis existentes neste espaço.

O PIICIE_fase 2 de Resende é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.