Notícias

Home > Notícias > Palestra “Violência contra a Pessoa mais Velha e Idadismo” no Museu Municipal

Palestra “Violência contra a Pessoa mais Velha e Idadismo” no Museu Municipal

O Museu Municipal de Resende recebeu, no dia 16 de junho, a palestra subordinada ao tema “Violência contra a Pessoa mais Velha e Idadismo”, promovida pela EPVA – Equipa de Prevenção da Violência em Adultos, da ULS Tâmega e Sousa.

A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Fernando Silvério, e reuniu cerca de 70 participantes dos Ateliês Seniores do concelho, numa ação de sensibilização dedicada à promoção do respeito, da dignidade e da proteção da população mais envelhecida.

Durante a sessão foram abordadas questões relacionadas com as diferentes formas de violência exercidas sobre as pessoas mais velhas, bem como o fenómeno do idadismo, entendido como a discriminação baseada na idade, que continua a afetar a participação e a valorização dos cidadãos seniores na sociedade.

O Município associa-se a estas iniciativas de sensibilização, reforçando o seu compromisso com a promoção do envelhecimento ativo, da cidadania e da qualidade de vida da população sénior do concelho.