Home > Notícias > Museu Municipal assinala Jornadas Europeias de Arqueologia

Museu Municipal assinala Jornadas Europeias de Arqueologia

As Jornadas Europeias da Arqueologia realizam-se este ano em 17, 18 e 19 de junho. Destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico.

Têm por base uma plataforma digital, journees-archeologie fr., que pretende chamar a atenção do público para a multiplicidade e a diversidade dos patrimónios e das iniciativas relacionadas com a arqueologia na Europa. Visam ainda a promover a constituição de uma rede de intervenientes no domínio da arqueologia em todos os países membros do Conselho da Europa.

O Município de Resende, este ano, como habitual participa nesta iniciativa com a realização de visitas recriadas na sala de Arquelogia do Museu Municipal de Resende. Estas visitas procuram recriar as diversas épocas da História com algumas personagens: Pré-históricos, Romanos; Medievais; Modernos. As personagens são encenadas pela OTE – Oficina de Teatro Eça Agora que falarão sobre a sua época, as suas vivências e o espólio em exposição na sala de arqueologia.

A representação das épocas será animada com algumas músicas ao toque de instrumentos musicais semelhantes aos usados nas épocas representadas.

Estas recriações ocorrerão no período da manhã para os grupos de crianças e jovens que estarão a participar em torneios de Andebol junto ao Museu no âmbito da Parceria entre o CDRJA – Clube Desportivo e Recreativo Juventude de Anreade e o Município de Resende intitulada de Andebol e Cultura e à tarde, entre as 14h e as 17h, a mesma é destinada às famílias da comunidade que visitem o Museu e tenham interesse em assistir a estas recriações históricas.

As Jornadas Europeias de Arqueologia ( JEA) são um evento organizado por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal sendo a DGPC – Direção Geral do Património Cultural a coordenadora nacional das JEA.
Esta iniciativa existe desde 2010, tendo o Ministério da Cultura francês confiado ao Institut national de recherches archéologiques préventives (INRAP) a coordenação e promoção das Jornadas Nacionais de Arqueologia (JNA).

Em 2019 as JNA que até aí se realizavam apenas em França passaram a incluir a Europa. Dezassete países participaram pela primeira vez.

Em 2020, as JNA passaram a ser as Jornadas Europeias da Arqueologia.

Para consultar o programa nacional visite este link.