Notícias

Home > Notícias > Município promoveu a relação positiva Escola-Família com conferência e workshop

Município promoveu a relação positiva Escola-Família com conferência e workshop

No dia 25 de outubro o Município de Resende promoveu a conferência “Escola e Família: Dois mundos que se ligam”.

A iniciativa, cujo principal objetivo foi a discussão desta relação e o apoio na criação de uma ligação positiva entre as duas vertentes, teve como oradora Sandra Belo, responsável pelo Family Coaching, um projeto que implementou em Portugal o conceito de coaching parental, impulsionando uma nova visão do papel dos pais na família, apoiando a família na procura de formas criativas de tirar o melhor partido dos momentos que passam juntos.

Na sua intervenção, a coach reforçou o papel dos pais como principais motores de incentivo e de apoio para que as crianças e jovens consigam ter uma relação positiva com a escola e seus intervenientes, nomeadamente professores, colegas e auxiliares.

Durante a conferência houve ainda lugar às intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Dr. Garcez Trindade, e do Presidente do Agrupamento de Escolas de Resende, Eng. Manuel Tuna.

No dia 26, mas desta vez no Museu Municipal, realizou-se o workshop “Relação Família – Escola: apoiar o meu filho nesta aventura!” direcionada apenas para encarregados de educação.

No workshop os participantes foram convidados a identificar os seus talentos e competências que permitem ser um apoio e uma mais valia na vida escolar do filho; descobrir que relação querem estabelecer com a escola, encontrando formas criativas de construir essa relação; recordar que os pais são os maiores especialistas na sua família e que o conhecimento que têm dos filhos é um recurso valioso e identificar formas de mostrar que confiam nos filhos para estabelecer uma relação positiva com a escola.

Estas iniciativas foram elaboradas no âmbito da atividade “Conversa de Pais”, que por sua vez faz parte do Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que se encontra inserido na estratégia educativa Tâmega e Sousa Educa, cujo objetivo é investir na educação, desenvolvendo um conjunto de atividades que atuarão como complemento e reforço da política pública nacional, promovendo o sucesso escolar e reduzindo o abandono.

O PIICIE – TâmegaSousa Educa [Acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) através do Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu.