Notícias

Home > Notícias > Município promove “Visita à Escola de Acolhimento”

Município promove “Visita à Escola de Acolhimento”

No âmbito da atividade Conversa de Pais, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE-TS), realizou-se a iniciativa “Visita à escola de Acolhimento” para os pais e alunos dos 4.º e 6.º anos de escolaridade, nos dias 4 e 12 de junho, respetivamente.

A atividade teve como principal objetivo a familiarização dos alunos e dos pais com o novo ambiente escolar, de forma a contribuir para uma transição de ciclo positiva e para o fortalecimento da relação entre a escola e a família.

O processo de transição de ciclo de ensino envolve a perda de algo conhecido, o abandono das rotinas anteriores e o medo face ao desconhecido. É nestes períodos que se podem verificar dificuldades de adaptação e, consequentemente, situações de insucesso, constituindo a família o suporte vital para uma boa adaptação.

Acompanhados dos seus professores e dos pais presentes, os alunos puderam visitar os diferentes espaços da escola que frequentarão no próximo ano letivo. Os alunos do 4.º ano visitaram a EB2 e os alunos do 6.º ano deslocaram-se à Escola Secundária.

Depois da visita os pais dos alunos de 4.º ano puderam assistir a uma pequena demonstração do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo nas Atividades de Enriquecimento Curricular de Música, num ambiente informal e descontraído.

Para os familiares e alunos do 6.º ano, cada turma apresentou uma atividade de expressão artística e motora, organizada pelos respetivos diretores de turma.