Notícias

Home > Notícias > Município de Resende participou em Congresso Internacional de Controlo de Infeção

Município de Resende participou em Congresso Internacional de Controlo de Infeção

A Coordenadora Municipal da Proteção Civil de Resende, Fátima Pereira, juntamente com a Autoridade de Saúde Local, Albino Natividade e Gabriela Saldanha, foram convidados a apresentar o trabalho realizado no âmbito da pandemia, no Congresso Internacional de Controlo de Infeção, que decorreu a 25 e 26 de março.

A intervenção decorreu no dia 26 com um webinar sobre a temática “Covid-19 e estruturas residenciais para idosos”, no qual se debateu o modelo de intervenção no controlo de infeção por Covid-19 no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega.

A constituição de uma equipa multidisciplinar, que envolveu Saúde Pública, Proteção Civil, Segurança Social, Bombeiros e Forças de Segurança, assim como, os protocolos de atuação, planos de comunicação e formação, foram algumas das boas práticas implementadas referidas no painel, que contou ainda com a presença da Técnica de Saúde Ambiental, Marta Guimarães, e o Coordenador Municipal da Proteção Civil de Baião, José Ribeiro.

As infeções associadas a cuidados de saúde e o aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos, são problemas relacionados e de importância crescente à escala mundial, visto que dificultam o tratamento adequado do doente e são causa de significativa morbimortalidade, prolongando os internamentos e agravando os custos em saúde, assim como inviabilizam a qualidade dos cuidados.

A realização do congresso permitiu dar a conhecer boas práticas de prevenção, controlo e combate de infeções, entre outros assuntos pertinentes, para uma resposta eficaz das instituições prestadoras de cuidados de saúde.