Home > Notícias > Município entrega incentivos aos Produtores de Gado

Município entrega incentivos aos Produtores de Gado

No próximo dia 25 de julho, pelas 13h30, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, irá proceder à entrega de incentivos aos produtores de gado, na tradicional Feira Anual de S. Cristóvão, que se realiza junto à capela com este nome, situada na Serra de Montemuro.

Os produtores de gado de raça arouquesa e de gado ovino e caprino receberão os incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Bovino Tradicional – Raça Arouquesa e do Gado Ovino e Caprino.

Assim, 105 produtores de gado irão receber os incentivos, num investimento do Município no valor de 25.898,50 euros, perfazendo um total de 848 animais contemplados, dos quais 229 são bovinos autóctones de raça arouquesa.

Com a atribuição destes incentivos, o Município de Resende pretende ajudar os produtores de gado, dando um contributo para a economia rural da região, que tem uma grande tradição na criação de gado, sobretudo na Serra de Montemuro e, consequentemente, contribuir para a fixação da população e para o desenvolvimento da produção agropecuária.

A Feira de S. Cristóvão é uma tradição que perdura há mais de um século na região, realizando-se a 25 de julho. Neste dia convergia para aqui a população das redondezas em procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de S. Cristóvão e aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e comerem os seus merendeiros.

Do programa da feira consta, ainda, um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa (pelas 09h30) e respetiva entrega de prémios (às 12h00), bem como uma mostra de reprodutores (touros e carneiros), pelas 16h00.

A Missa Campal está marcada para as 11h00, mantendo a tradição.