Home > Notícias > Município combate praga da Vespa das Galhas do Castanheiro

Município combate praga da Vespa das Galhas do Castanheiro

A Câmara Municipal, através do Gabinete de Desenvolvimento Rural está a implementar no terreno a luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, efetuando largadas de agente parasita em locais de maior concentração de castanheiros.

No corrente ano, a Câmara Municipal já efetuou cinco largadas, num investimento de cerca de 1.200,00 euros, sendo os insetos libertados nas localidades de Ovadas, Felgueiras, Feirão e Paus.

Recorde-se que o controlo da vespa da galha do castanheiro tem única e somente um modo de luta autorizado, a luta biológica, que é realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitoide específico, o ‘Torymus sinensis’.

A deteção dos primeiros focos de infestação da Vespa das Galhas do Castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) nos soutos do concelho de Resende foi em 2014, após a qual o Município desencadeou vários meios no sentido de combater esta praga, recorrendo à luta biológica.

As largadas deste parasitóide são efetuadas pela Câmara Municipal contando com a presença de um técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, cumprindo sempre todos os critérios e normas descritas no “Plano de Ação Nacional para o Controlo do Inseto Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu Vespa das Galhas do Castanheiro”, com o objetivo de conter a invasão, minimizar os prejuízos causados por esta praga, preservando assim a sanidade dos soutos e, consequentemente, aumentar a produção de castanhas no nosso concelho com a introdução de novas plantações.

O Município de Resende desde 2015 a 2019 já efetuou 20 largadas do parasitóide Torymus sinensis, num investimento total de 4.400,00 euros, em vários pontos estratégicos, sendo que o território concelhio está praticamente todo abrangido pelo raio de ação das largadas efetuadas.