No dia 24 de novembro, domingo, o Município assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a apresentação da peça “O Amor Pode Quebrar o Ciclo”, pela Oficina de Teatro “ComVida” do ateliê sénior de Resende.
A peça de teatro, da autoria dos Técnicos de Serviço Social, Francisco Tuna e Sandra Pereira, abordou de forma sensível e envolvente a realidade da violência doméstica contra as mulheres, explorando as dificuldades enfrentadas pelas vítimas e as possibilidades de superação. Com uma narrativa tocante e interpretações cativantes, o espetáculo transmitiu uma mensagem de esperança, sublinhando o papel do amor, da empatia e do apoio na quebra de ciclos de violência.
Antes do espetáculo, a técnica do Gabinete de Apoio à Vítima do Município de Resende, Dulce Almeida, realizou uma intervenção, contextualizando a importância da data e alertando para a gravidade deste flagelo que continua a afetar milhares de mulheres em todo o mundo, destacando, ainda, os números alarmantes sobre a violência contra as mulheres.
A Vice-Presidente e Vereadora da Ação Social, Maria José Dias, presente no evento, agradeceu aos seniores da Oficina de Teatro “ComVida” pelo trabalho desenvolvido, bem como a todos os técnicos e trabalhadores envolvidos na concretização desta iniciativa, sublinhando o compromisso do Município com a luta pela eliminação da violência contra as mulheres, sensibilizando a comunidade para esta problemática e reforçando o apelo à denúncia e à intervenção, de forma a contribuir para a mudança de mentalidades.
A iniciativa encerrou com um momento musical protagonizado pelos professores Carlos Francisco e Patrícia Monteiro, que interpretaram o tema “Cansada”, a canção-hino da APAV pelas vítimas de violência doméstica.
Recorde-se que o Município dispõe de um Gabinete de Apoio à Vítima, que funciona no Piso 1 do Palácio da Justiça, no Jardim 25 de abril, que presta atendimento gratuito e confidencial às vítimas de violência doméstica e pessoas que procuram ajuda nesse âmbito. O Gabinete está, ainda, disponível através dos seguintes contactos: 967138967 / 254240930 ou via e-mail para apoiovitima@cm-resende.pt.
Com esta iniciativa, o Município reforça o seu compromisso com a luta pela eliminação da violência contra as mulheres, um problema que continua a marcar a sociedade e que exige a atenção e ação de todos, oferecendo apoio às vítimas e promovendo iniciativas que sensibilizem a comunidade para a necessidade de agir.
Denunciar salva vidas. Juntos podemos quebrar o ciclo!