Home > Notícias > Ministério da Agricultura alerta para correio não solicitado com sementes

Ministério da Agricultura alerta para correio não solicitado com sementes

Estão a ser enviados pelo correio pequenos pacotes de sementes provenientes da Ásia. Esta situação está a acontecer não só em Portugal mas também em outros países da União Europeia.

As embalagens contêm para além de sementes, outros componentes como solo, larvas mortas ou, ainda, estruturas de fungos, sendo que nenhuma tem Certificado Fitossanitário,o que leva a sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.

Se receber alguma embalagem não semeie nem a deite ao lixo. Entregue-a num serviço regional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas.

Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, Campo Grande 50 – 1700-093 Lisboa), devendo ser indicado um contacto tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais.