Notícias

Home > Notícias > Campanha “Cinto-me Vivo”

Campanha “Cinto-me Vivo”

O Município associa-se à campanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Cinto-me Vivo”, que decorre até 25 de junho, tendo por objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.

Sabia que:

  • Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.
  • O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.
  • Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.
  • Em Portugal, apesar dos resultados obtidos nas últimas duas décadas, em média, 650 pessoas por ano perderam a vida nas nossas estradas, pelo que é fundamental contar com o envolvimento de todos os Municípios na causa das Zero Mortes na estrada.