Home > Notícias > Caminhada Cultural assinalou inauguração de Obras de Conservação e Restauro da Igreja de Barrô

No dia 27 de outubro o Município de Resende organizou a I Caminhada Cultural, na Freguesia de Barrô.
Este evento, organizado no âmbito da inauguração das Obras de Conservação e Restauro a que a Igreja de Santa Maria de Barrô foi sujeita, permitiu a cerca de 80 participantes ficarem a conhecer não apenas o património natural da freguesia, mas também algum do seu património histórico e cultural, que se encontrava no percurso da caminhada, como, por exemplo, os lagares escavados na rocha, no lugar da Torre, e o Cruzeiro, na Seara.
Finda a Eucaristia, que se seguiu à caminhada, foi feita a cerimónia de inauguração dos trabalhos de retificação, promovidos pela Rota do Românico, que incluíram três retábulos em talha e 12 esculturas de madeira, que se encontravam num deficiente estado de conservação com as adulterações sofridas no decorrer do seu percurso histórico.
Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal, e Vasco Alves, Pároco da Freguesia, salientaram ambos no seu discurso a satisfação de verem concluída a revitalização de um dos patrimónios mais valiosos da freguesia.
A cerimónia contou também com a intervenção de José Augusto, da Rota do Românico, que explicou um pouco o trabalho da mesma e de Vítor Rurís, da empresa Signinum, responsável pelo trabalho de intervenção.
Este procedimento foi feito no âmbito da operação “Valorização Patrimonial da Rota do Românico”, apresentada pela Associação de Municípios do Vale do Sousa ao programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal e 10% pelo Município de Resende.
No próximo dia 9 de novembro decorrerá outra edição deste evento, mas em São Martinho de Mouros onde a Igreja foi também alvo de intervenções