Home > Notícias > Autores de Resende – Joaquim Caetano Pinto

Autores de Resende – Joaquim Caetano Pinto

No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense Joaquim Caetano Pinto.

Joaquim Caetano Pinto (1891-1985)

Nasceu em Vinhós, freguesia e concelho de Resende, em 1891. Frequentou os seminários de Ermesinde, Braga e de Olinda, em Pernambuco, Brasil, mas não enveredou pelo sacerdócio.

Sem recursos, mas com predileção pelo estudo das línguas, viaja pela Europa, trabalhando e estudando. Inicia em Londres, em 1916, a sua carreira como professor nas escolas Berlitz e leciona depois em várias cidades europeias.

No final da Primeira Grande Guerra regressa a Portugal e dedica-se ao ensino particular. Em 1923 funda no Recife a Escola Central de Línguas, que dirige até 1928. Casa em Portugal em 1931 e segue para o Rio de Janeiro, onde inaugura o Colégio Rio de Janeiro e aí permanece cerca de 15 anos.

Regressa depois a Portugal onde continua a carreia de docente em vários estabelecimentos de ensino, até 1969. Desde aí, sempre com a mesma paixão autodidata, dedica-se ao estudo das suas matérias favoritas e à atividade literária, abrangendo a poesia, o teatro, a biografia e obras monográficas sobre Resende. Morre aos 94 anos, deixando a sua biblioteca particular à Biblioteca Municipal de Resende.

Poderá consultar o conjunto da sua obra no espaço do Fundo Local e Autores de Resende, na Biblioteca Municipal de Resende