No âmbito da rubrica mensal “Autores de Resende”, apresentamos o escritor resendense António Martins Teixeira.
António Martins Teixeira
O senhor “Padre Martins” não nasceu em Resende, mas os longos anos de dedicação a Resende permitem-nos reclamá-lo como “nosso”.
António Martins Teixeira, nasceu na freguesia de Touro, concelho de Vila Nova de Paiva, em 1926. Aos doze anos ingressou no Seminário em Resende, seguindo depois para o Seminário de Lamego para frequentar os cursos de Filosofia e Teologia.
Foi ordenado sacerdote em 1951 e paroquiou algumas freguesias dos concelhos de Moimenta da Beira, S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, até 1967, ano em que daria entrada como pároco em Resende.
Além da sua dedicada vida pastoral de 54 anos em Resende, destaca-se também a sua dedicação ao ensino; o facto de ter sido o único de 11 irmãos a ter a possibilidade de ir além da 4ª classe tê-lo-á marcado e sensibilizado para estas questões.
Foi professor no Externato de Massas e depois seu diretor em 1970. Em 1978 relançou o Externato D. Afonso Henriques, com novas instalações, junto à igreja paroquial e foi seu diretor durante 21 anos, até 1991, tendo continuado como professor até 1998.
Arcipreste de Resende e nomeado Monsenhor em 2009, o “Sr. Abade”, como é carinhosamente tratado, brindou-nos com dois livros de poesia, sendo o último, uma autobiografia.