Home > Notícias > A Biblioteca Municipal de Resende esteve presente no II Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas

Decorreu em Mértola, nos dias 3 e 4 de novembro, o II Encontro de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas, que contou com a participação das 15 redes intermunicipais já constituídas a nível nacional.

A Biblioteca Municipal de Resende integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa (RIBTS), fazendo também parte da sua equipa de coordenação. Esta equipa fez a apresentação da RIBTS neste evento, dando a conhecer o seu historial e modelo de organização, o território, os projetos desenvolvidos e em curso, bem como as dificuldades encontradas, as suas motivações e uma perspetiva dos projetos futuros em comum.

A RIBTS foi formalmente constituída em maio de 2022, todavia um Grupo de Trabalho constituído por técnicos das 11 bibliotecas municipais públicas da CIM Douro, Tâmega e Sousa, tem vindo a trabalhar desde julho de 2021 em projetos comuns, tendo já aprovado um variado conjunto de documentos técnicos, normativos e de gestão, entre eles as Normas para a utilização dos serviços de empréstimo da RIBTS, que preveem o empréstimo interbibliotecas e também o empréstimo presencial interconcelhio.

É objetivo da rede um verdadeiro trabalho em cooperação, tendo em vista a partilha e rentabilização de recursos e serviços, com base em esforços e procedimentos comuns e numa evolução e qualificação profissional contínua que resulte num verdadeiro benefício para a comunidade.