Município> Freguesias > Paus
Mapa do municipio de Resende

Paus

Presidente: Manuel Pinto Almeida Chaves (PS)

Morada:
Rua de S. Pedro de Paus, n.º 2805
4660-148 PAUS

Telefone: 254 939 017
E-mail: jfpaus@live.com.pt

Paus

“A freguesia de Paus fica situada na parte superior da bacia do rio Bestança que lhe passa a meio, produzindo com a sua erosão teimosa e apressada, um vale muito cavado cheio de beleza e de verdura. Envolvendo o rio, duas encostas íngremes e opostas: uma do lado nascente que sobe a Serra das Meadas, outra do lado poente que ruma aos Chãos de Moumiz e se prolonga para os lados da Pena.

Do lado sul fica-lhe o monte de S. Cristóvão com a sua ermida medieval; do lado norte terras de S. Martinho e S. João que vão dar ao rio Douro.

Vista do alto de S. Cristóvão, a terra é um vale tão fresco e produtivo que se diria estarmos a olhar agradavelmente para a “Terra da Promissão”.

Entremeando-se aqui e além soutos e pinhais com milheirais e prados verdes e vendo-se lá ao longe, bem no fundo, um cotovelo do Douro, a paisagem é um encanto e o que se sente, uma agradável surpresa”.

O NOME

“O nome Paus deve provir de “Palos” ou “Palus” que já aparecia em documentos do século X. Julgo que o nome se deve ao facto de a vila romana que ali existiu estar implantada em sítio muito arborizado, talvez mesmo ocupado por floresta.
Ainda hoje os moradores da freguesia chamam “paus” aos troncos dos castanheiros que sempre abundaram por ali, dizendo por exemplo: -já vendeste os teus paus? -Por quanto vendeste os paus?

Consequentemente, a freguesia chama-se hoje Paus (religiosamente S. Pedro de Paus) porque o lugar da antiga villa romana se chamava “Palos”.

Ali deve ter sido construída uma ermida, dedicada a S. Pedro Apóstolo. Quando se criou a freguesia e a paróquia, toda a zona se ficou a chamar por esse nome embora não haja actualmente nenhum lugar designado por Paus.

Como Paus foi, durante séculos, parte da freguesia de S. Martinho, ainda hoje há quem a conheça por S. Martinho de Paus, sendo contudo mais ajustado à História se se dissesse Paus de S. Martinho”.

in “Resende e a sua História” – Volume 2: As Freguesias, da autoria de Joaquim Correia Duarte