Home > Eventos > Exposição “Do Mar e do Baú” de Isabel Babo

Exposição “Do Mar e do Baú” de Isabel Babo

Data de Inicio: 28-09-2024
Data de Fim: 17-11-2024

Exposição de pintura e de escultura “Do Mar e do Baú”, de Isabel Babo, patente no Museu Municipal de Resende, de 28 de setembro (com inauguração às 16h00) a 17 de novembro de 2024.

Esta exposição foi concebida pela artista especificamente para um espaço com vocação etnográfica e antropológica, como o Museu Municipal de Resende. Nela, a autora apresenta uma série de trabalhos que refletem a sua prática e intencionalidade artística, como se tratasse de um ontológico “Livro de Artista”, adaptado à escala da Galeria.

“Desde a minha infância que o mar e a apetência pelas “Arts and Crafts” são parte integrante do meu quotidiano. No percurso académico cedo reconheci, sob a esteira da arte contemporânea e, em particular, corrente da “Arte Povera”, que os suportes e os materiais pobres não são obstáculo à criação, pelo contrário, permitem-me a liberdade da transmutação.
Cada exposição é a recompensa pelo trabalho intenso, de maturação lenta, que continua a ocupar obsessivamente os meus dias, na criação de uma narrativa plástica e simbólica das experiências percetivas e das perplexidades da condição humana e social do povo do Mar e do Campo que vivencio no meu quotidiano.
A observação direta do material que recolho nas praias e nos baús estabelece não só uma relação sensorial com o público, mas também evoca e sugere memórias do passado pessoal e coletivo.
Construo imagens táteis, que se podem “ver com as mãos”, movo-me entre dois mundos temporais – o passado/presente e confronto o público com a problemática do nosso quotidiano, descartável e virtual.
É na apropriação da energia que habita os materiais e nos referentes contextuais que reside o poder dos meus trabalhos. São pinturas e esculturas que possuem uma corporeidade, semelhante a um organismo vivo, resultante do contacto intrínseco e único com o mar que em si mesmas encontram a sua própria liberdade”.

Isabel Babo