Eventos

Home > Eventos > “Ecos do 25 de Abril na Imprensa Local” na Biblioteca Municipal de Resende

“Ecos do 25 de Abril na Imprensa Local” na Biblioteca Municipal de Resende

Data de Inicio: 02-04-2024
Data de Fim: 31-05-2024

Encontra-se patente, até 31 de maio, na Biblioteca Municipal a exposição “Ecos do 25 de Abril na Imprensa Local”, que reúne um conjunto de notícias publicadas pelo jornal “Miradouro” no período entre abril de 1974 e abril de 1975.

Neste período da História de Portugal a imprensa local destaca-se a exaltar o Movimento das Forças Armadas e a difundir as notícias há muito aguardadas. No interior do país surgem os ecos desta tão desejada liberdade e ilustram a forma como a região viveu estes ventos de mudança. Esta memória na nossa região, preservada nas páginas do jornal “Miradouro”, à altura a única imprensa local e jornal que até hoje escreve sobre os concelhos de Resende, Cinfães e Castelo de Paiva, ilustram a forma como estes momentos foram sentidos pela comunidade.

Esta iniciativa surge aliada a um conjunto de atividades no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa, da qual a Biblioteca Municipal de Resende faz parte.

A exposição estará em exibição na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Resende entre os meses de abril e junho. Fará também parte da exposição a exibição de um conjunto de livros censurados ou proibidos durante o Estado Novo, livros esses que fazendo parte do espólio da Biblioteca municipal poderão ser requisitados para empréstimo domiciliário.