Home > Notícias > Turma do Centro Escolar de Resende conquista 3.º lugar na iniciativa Volta a Portugal em Fruta

O Centro de Frutologia Compal desafiou as escolas do ensino básico a participarem na Volta a Portugal em Fruta, uma iniciativa em torno das frutas DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) de Portugal.

A Turma R1 do Centro Escolar de Resende conquistou o 3.º lugar na Taça da Fruta de Portugal com um projeto que rodeou o Mapa das Frutas de Portugal com cerejas feitas à mão pelos alunos.

Inspirados na nossa deliciosa cereja, também a turma R3 do Centro Escolar de Resende e as turmas, SC1, SC2 e SC3, do Centro Escolar de S. Cipriano, apresentaram trabalhos muito originais nesta iniciativa.

O Município felicita o Centro Escolar de Resende pelo lugar alcançado a nível nacional e congratula todos os alunos e professores pelos projetos apresentados neste âmbito.

A Pêra Rocha do Oeste foi a fruta escolhida pela Turma 12 da Escola Básica Salgueiro Maia de Santarém, que criou um individual para colocar na mesa de refeição, conquistando o 1.º lugar. Na mesma escola de Santarém, a Turma 13 ficou em 2.º lugar inspirando-se na Pêra Rocha do Oeste e na Maçã Riscadinha de Palmela, para criarr uma original banda desenhada.

A Volta a Portugal em Fruta é uma iniciativa do Centro de Frutologia Compal que distribuiu o Mapa das Frutas de Portugal acompanhado por materiais multimédia lúdico-didáticos a 66 escolas do ensino básico. Este mapa foi desenvolvido em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército e com o apoio da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional e da Associação Portuguesa de Nutrição.

Para além de dar a conhecer as particularidades destas frutas, valorizar e reforçar a importância da inclusão da fruta no âmbito de uma alimentação saudável foi também um dos objetivos desta iniciativa.