Home > Notícias > Talhada recebeu encontro comunitário “Aldear”

Talhada recebeu encontro comunitário “Aldear”

A aldeia da Talhada recebeu, no dia 4 de julho, o projeto cultural Aldear, num encontro da sua comunidade com as tradições e atualidade, transformando a aldeia num espaço de encontros, promovidos através de processos artísticos participativos que ao longo das últimas semanas envolveram a comunidade local.

Do programa constou a apresentação de duas peças de teatro de rua, onde as marionetas foram as protagonistas, numa performance colaborativa entre artistas e a comunidade local, seguindo-se o encontro comunitário com uma mesa – centro cívico, onde a comunidade contou histórias e partilhou iguarias da gastronomia tradicional, dinamizados pela Limite Zero Associação Cultural.

Decorreu, ainda, um percurso artístico numa versão áudio-walk, promovido pela Estrutura, com uma caminhada, escutando os sons da aldeia, desde o centro até às imediações, explorando as paisagens naturais, através de uma experiência sensorial que conduziu o espetador numa viagem única e pessoal, através da relação entre experiências sonoras, visuais e textuais.

O programa culminou na eira comunitária com uma criação comunitária, um processo artístico participativo coordenado pelos Discos de Platão e que reuniu diversas coletividades para um espetáculo musical, criado a partir da identidade local.

Na iniciativa estiveram envolvidas a Associação Sócio-Cultural e Desportiva da Talhada e os Ateliers da Câmara Municipal de Resende.