Home > Notícias > Serão de Aldeia em Resende dedicado ao tema “doçaria regional”

Serão de Aldeia em Resende dedicado ao tema “doçaria regional”

Decorreu no dia 29 de março, em Resende, mais um Serão de Aldeia “Tradição e Inovação – Resiliência em Meio Rural”, desta vez subordinado ao tema da doçaria regional.

A iniciativa da Dolmen iniciou-se com a visita a uma produção familiar de cavacas, onde a produtora Maria da Graça explicou todo o processo de produção deste doce e vincou a influência de fatores externos na qualidade do produto final, nomeadamente o aquecimento do forno, que deve ser realizado com a lenha de sobrantes das podas das videiras.

O serão propriamente dito decorreu num restaurante local e iniciou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e da Presidente da Dolmen, Cristina Vieira.

Seguiu-se um debate com os testemunhos das produtoras de cavacas Antónia Pinto e Maria da Graça, que falaram sobre os desafios da valorização e promoção do produto local; de Ricardo Ribeiro da “Confeitaria da Ponte” de Amarante, cuja intervenção incidiu no tema “Os doces conventuais de Amarante, uma oportunidade”; de José Sousa, Presidente da Associação de Produtores de Pão de Ló de Ovar, que ressalvou a importância da certificação para a valorização do produto. O debate foi moderado por Pedro Carvalhaes (RURIS).

A discussão centrou-se na importância do associativismo dos produtores, da manutenção da qualidade garantida pelo fabrico artesanal, da inovação designadamente ao nível da conservação e da certificação, enquanto mecanismo de defesa do produto.

O Serão encerrou com as notas finais de Elsa Pinheiro, Coordenadora da Dolmen,

Com esta iniciativa pretendeu-se promover a reflexão sobre a importância e o contributo que a doçaria representa para o desenvolvimento sustentável do Douro Verde, em termos económicos e sociais.