Durante os meses de março e abril, em plena primavera e com o desabrochar das flores, o Município de Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor.
É nesta época que as encostas do rio Douro, em Resende, cobrem-se de um admirável manto branco proporcionado pelas cerejeiras em flor que, nesta altura do ano, encontram-se em plena floração.
Do programa consta uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de São João de Fontoura, São Pedro de Paus, Barrô e São Martinho de Mouros, onde o cultivo das cerejeiras é mais evidente.
O programa finaliza com uma visita ao Centro Interpretativo da Cereja, em S. Martinho de Mouros (onde uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desenvolvimento da fileira da cereja) e com a oferta de uma degustação de produtos locais derivados da cereja, como compotas, licores e chá de pés de cereja.
Os visitantes são, ainda, convidados a participar num workshop dedicado à cerejeira em flor.
As inscrições devem ser realizadas através dos seguintes contactos do Museu Municipal de Resende: tel. 254 877 200 ou e-mail museu@cm-resende.pt.
Caso não tenha oportunidade de agendar uma visita guiada, convidamo-lo a fazer um passeio em família pelo Douro e admirar as cerejeiras em flor durante a primavera.
De referir que a freguesia de Paus comemora a Cerejeira em Flor este domingo, dia 26 de março, a partir das 15h30, com a participação dos vários Ranchos Folclóricos do concelho, numa festa organizada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, com o apoio do Município de Resende.
Depois das Cerejeiras em Flor, o Município de Resende celebra a sua afamada cereja, com o habitual Festival da Cereja que este ano decorre em dois fins de semana: 3 e 4 e 10 e 11 de junho, numa mostra que apresenta o delicioso fruto, sempre acompanhado de animação e música popular.