Home > Notícias > Município vai ter Centro de Recolha Animal

Município vai ter Centro de Recolha Animal

No dia 30 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, deslocou-se a Lisboa, juntamente com o autarca de Baião, para oficializar a construção de um Centro de Recolha Oficial para Animais de Companhia (CRO) no território.

A cerimónia decorreu no Auditório do Ministério da Administração Interna e contou, ainda, com as presenças do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel e do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

O CRO, que tem um orçamento estimado de 250 mil euros, ficará localizado em Resende, receberá um apoio financeiro de 100 mil euros e servirá não só este concelho como o de Baião, permitindo uma mais eficiente gestão das capturas, controlo e recolha de animais errantes, facilitando medidas ativas de adoção de animais de companhia.

Na ocasião, Garcez Trindade referiu que “a candidatura conjunta com o Município de Baião permitiu, com sucesso, a aprovação do projeto. Estamos perante dois municípios amigos dos animais que tudo farão para os acolher e proteger”. Lembrou, ainda, a importância da adoção e das campanhas que a sensibilizem: “não gostaríamos que estas casas de acolhimento se transformem em depósitos de animais por tempo indeterminado, sendo que a adoção é um ato de cidadania e uma resposta também para a medida civilizadora que adotámos de não abater os animais que são recolhidos por terem sido abandonados”.

Recorde-se que os municípios de Resende e de Baião concorreram conjuntamente a um fundo que permitirá reajustar a rede nacional de CRO’s, fazendo parte de um conjunto de municípios que vão usufruir de mais de um milhão de euros do Governo para apoiar a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.

A medida do Governo insere-se no âmbito da lei 27/2016 que regulamenta a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais de companhia, fixa normas que regulam o destino dos animais recolhidos e estabelece os princípios para o controlo de animais errantes.