Home > Notícias > Resende recebeu visita da Ministra da Coesão Territorial

Resende recebeu visita da Ministra da Coesão Territorial

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou na manhã do dia 25 de maio, terça-feira, o concelho de Resende.

A iniciativa surgiu no âmbito dos investimentos respeitantes ao programa “Aregos 2020”, que objetivam revitalizar a localidade de Caldas de Aregos e as suas Termas, as acessibilidades e o futuro quadro comunitário.

Após a receção oficial nos Paços do Concelho, durante a qual a Ministra assinou o Livro de Honra do Município, seguiu-se uma sessão solene no Salão Nobre. A cerimónia contou com a presença da Ministra na Mesa de Honra acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, e o do Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Humberto Cerqueira.

Na sua intervenção, o autarca frisou a importância do Ministério da Coesão Territorial na promoção de ações que diminuem as diferenças entre territórios, nomeadamente, entre os de baixa densidade e os considerados de nível superior, assim como na valorização dos recursos endógenos existentes nos municípios, agradecendo a presença da Ministra que prometeu visitar Resende e cumpriu.

Garcez Trindade fez referência à candidatura da reabilitação da Estância Termal, e área circundante, de Caldas de Aregos, salientando os benefícios e mais valias terapêuticas da água termal, e toda a importância que a aprovação da mesma representa para a área da saúde, para o turismo, qualidade de vida e desenvolvimento económico da região. Abordou ainda mais duas candidaturas, uma relativa à produção e comercialização de cereja e outra de âmbito social, agradecendo todo o apoio que entidades, como a CCDR-N e a CIM TS, têm prestado para a concretização das mesmas.

O edil terminou com a recente aprovação em Bruxelas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, da ligação rodoviária de Resende (Ponte da Ermida) a Baião, dando nota do quanto esta obra é importante para a coesão territorial, desenvolvimento económico e melhoria das condições de qualidade de vida dos resendenses, fazendo o apelo a que o Ministério pense nos territórios de baixa densidade, nomeadamente Resende, e os ajude na criação de oportunidades para colmatar as suas problemáticas mais acentuadas.

A sessão continuou com a apresentação do projeto “Aregos 2020”, por Paulo Moura, Arquiteto responsável pela elaboração do mesmo. Este projeto inclui 3 vertentes, a Mobilidade Urbana Sustentável, Reabilitação Urbana e Valorização Económica do Recurso Endógeno, e visa não só renovar a área existente mas também aproveitar áreas inutilizadas do balneário para a criação de novas valências, como restauração e alojamento. Engloba ainda a reabilitação de toda a área circundante e do centro de Caldas de Aregos, traduzindo-se no aumento da qualidade de vida dos habitantes.

Finda a apresentação do projeto, foi submetido o procedimento concursal da obra, ato esse que foi “apadrinhado” pela Ministra, que terminou a sessão com a sua intervenção na qual parabenizou todo o trabalho que Resende tem feito em prol da valorização dos produtos endógenos e da coesão.

Ana Abrunhosa referiu que sem bastante esforço, trabalho de campo e investigação não seria possível a qualidade do produto e posterior rentabilização do mesmo. É necessário pensar e delinear a valorização das potencialidades do território e Resende tem trabalhado nesse sentido. Garantiu também a manutenção de medidas de promoção e valorização do interior.

Culminou a sua intervenção agradecendo ao Presidente da Câmara o facto de não desistir das suas gentes e da comunidade mais envelhecida, referindo que “como realista-otimista prefiro ver o copo meio cheio porque isso também me dá energia para trabalhar convosco e estar no terreno (…) o Senhor Presidente pode continuar a confiar neste Governo e no Ministério da Coesão Territorial que continuará a apoiar estes projetos que sinalizou, porque eles são importantes para Resende. E se são importantes para Resende, são importantes para o país e portanto temos que trabalhar para os tornar realidade, mesmo que demore alguns anos, não podemos desistir.”

No final da sessão foi realizada uma visita às instalações da Estância Termal de Caldas de Aregos, seguindo-se a empresa Cermouros, uma sociedade de produção, armazenamento e distribuição de fruta, com enfoque na cereja, e uma das maiores entidades empregadoras no concelho.