Home > Notícias > Resende recebe Fim de Semana Gastronómico de 20 a 22 de maio

Resende recebe Fim de Semana Gastronómico de 20 a 22 de maio

O Município realiza o Fim de Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre os dias 20 a 22 de maio de 2022.

À mesa de 11 restaurantes vai estar o anho assado no forno a lenha e as deliciosas cavacas de Resende, para sobremesa.
O anho assado é o prato mais tradicional de Resende. Trata-se da carne tenra do cordeiro, que depois de preparada com ingredientes que lhe irão conferir particular sabor, é cozinhada no tradicional forno a lenha, acompanhada com arroz e batata assada.

Para sobremesa, como não poderia deixar de ser, propomos as afamadas Cavacas de Resende: são fatias de pão de ló húmidas com uma coroa doce e alva, conferida pela cobertura de açúcar e farinha que, delicadamente, só a mão hábil da doceira de Resende lhe pode proporcionar. Iguarias da nossa região que farão, com toda a certeza a delícia de quem nos visita, acompanhadas do melhor vinho que pode ser um maduro do Douro vinhateiro ou um verde das encostas do “Douro Verde”.

Os estabelecimentos de restauração aderentes efetuarão a oferta de um copo de vinho de boas vindas à nossa região durante todo o fim de semana gastronómico (desde o jantar de sexta-feira, dia 20 de maio, até ao almoço de domingo, dia 22 de maio).

São os seguintes os restaurantes aderentes à iniciativa: Douro Marina Hotel & SPA; O Gentleman; Douro à Vista; Restaurante das Caldas; Restaurante Bengalas; Paga Tu; Odete Petisqueira; Fonte Luminosa; O Pitas; Toca dos Petiscos e o Emigrante.

Nas noites de sexta e sábado os seguintes estabelecimentos hoteleiros praticam um desconto de 10%: Douro Marina Hotel & SPA (Caldas de Aregos); Hotel Comércio (Caldas de Aregos); Quinta de Casal Mato (Cimo de Resende); Vald’ Aregos – Turismo Rural (S. Romão de Aregos); Quinta do Outeiro (Anreade) e Casa Nova de Agro-Turismo (S. João de Fontoura).

Há, ainda, possibilidade de fazer uma visita às seguintes quintas e adegas (com marcação prévia): Quinta da Massôrra; Quinta do Formigal; Quinta das Fontaltas; Quinta do Outeiro; Terrus Douro.

Durante o fim de semana, o Município proporciona visitas gratuitas ao Museu Municipal e, na Loja Interativa de Turismo de Resende, provas e degustação de vinhos harmonizados com as cavacas de Resende, com animação musical, a partir das 15h00.
No dia 22 de maio, realiza-se na freguesia de Cárquere, o 4.º Domingo de Maio – uma grandiosa romaria a Santa Maria de Cárquere, um ritual secular que constitui um marco de religiosidade na diocese de Lamego e na região.

Para além do anho assado e das cavacas delicie-se também com as cerejas que nesta altura do ano estão ao rubro em Resende.