O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, juntou-se ao Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, para uma reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação, Jorge Delgado, num encontro que decorreu no dia 24 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Baião.
Na sessão de trabalho foi discutida a construção da ligação de Baião à Ponte da Ermida, obra que se encontra incluída no Plano Nacional de Investimentos – PNI 2020/2030.
Na ocasião, Garcez Trindade referiu que “a construção da Ponte da Ermida ocorreu com fundos comunitários, com o objetivo de ligar a A4 a A24. Contudo, só aquela travessia sobre o rio Douro é que foi concretizada, ficando por fazer as estradas que estavam previstas nas duas margens, as quais, ajudariam a acabar com o isolamento do concelho de Resende, em termos rodoviários, em matéria de eixos estruturais”.
O Secretário de Estado das Infraestruturas e Habitação assumiu o compromisso de analisar “com o maior cuidado e a maior isenção possível” os projetos em cima da mesa, tendo sublinhado que este projeto em concreto está sob avaliação do órgão técnico que aconselhará o Governo sobre as obras do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
No final da reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Resende mostrou-se muito confiante num parecer favorável por parte do Governo.
Recorde-se que a ligação, há anos reclamada, teria uma extensão de cerca de 13 quilómetros, sendo que a primeira fase, entre Baião e a EN 108, na zona de Santa Cruz do Douro, seria uma construção de raiz, com uma extensão de cerca de sete quilómetros. A segunda fase, até às proximidades da ponte da Ermida, compreenderia a requalificação do atual troço da EN108, numa extensão de cerca de seis quilómetros. O conjunto das duas fases representaria um investimento de 26 milhões de euros.