A implementação do projeto Somos um, pioneiro de formação em Suporte Básico de Vida (SBV), iniciou-se no dia 27 de abril, na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas de Resende, no seguimento da proposta realizada pelo Município de Resende e aprovada pelo Agrupamento.
Este projeto constitui mais um investimento do Município na educação/formação dos jovens e na formação dos recursos humanos do Município. Os seus objetivos são massificar a formação em SBV; aumentar a literacia em saúde; aumentar a taxa de sobrevivência nas situações de PCR (paragem cardio -respiratória) e diminuir a taxa de morbilidade, através da rápida identificação e acionamento de meios de socorro.
A ANESC – Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe é a associação responsável pela dinamização deste projeto, que colocou em prática a Resolução nº 262/2021 da Assembleia da República e permitiu certificar, após 4h de formação em Cadeia de Sobrevivência; Algoritmo de Suporte Básico de Vida; Posição Lateral de Segurança e Algoritmo de Desobstrução de Via Aérea, 43 alunos participantes da Escola Secundária de Resende. Estes alunos integrados no público-alvo a que se destinava a formação (ensino secundário: 11º ano de escolaridade e 2º ano dos Cursos Profissionais) obtiveram o seu certificado de formação profissional (portaria n.º 474/2020 de 8 de julho), válido por 5 anos, estando agora mais capacitados para contribuir para um “mundo melhor e mais seguro”.