Home > Notícias > Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em Territórios de Floresta

Programa Integrado de Apoio às Aldeias localizadas em Territórios de Floresta

No âmbito da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) para o desenvolvimento de “Condomínios de Aldeia” no Município de Resende, a Câmara Municipal informa que se prevê um conjunto de intervenções, nomeadamente na Aldeia de Fazamões, Freguesia de Paus, aldeia de Beirós, União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, e aldeias da Panchorrinha, Mariares e Talhada na União das Freguesias de Ovadas e Panchorra.

As intervenções visam atuar na envolvente das respetivas áreas edificadas mais vulneráveis e críticas, eliminando a carga combustível e reconvertendo os espaços florestais em espaços agroflorestais ou agrícolas, que se traduzirá em ações de gestão e ordenamento do território mais eficientes.

Tendo em vista a intervenção nestas áreas é necessário proceder à identificação dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, aí detenham terrenos.

Assim, ficam notificados os mesmos, para proceder junto da autarquia à identificação dos respetivos terrenos e concedam ao Município de Resende a respetiva autorização para a execução dos trabalhos em causa.

Para qualquer esclarecimento deve dirigir-se ao Gabinete de Desenvolvimento Rural do Município de Resende, situado no Fórum Municipal.

Também pode consultar o edital e os mapas de localização do conjunto de intervenções aqui.