Home > Notícias > Primeira Sala do Futuro da CIM do Tâmega e Sousa inaugurada em Resende

Primeira Sala do Futuro da CIM do Tâmega e Sousa inaugurada em Resende

A inauguração do primeiro Ambiente Educativo Inovador – Sala do Futuro instalado na região da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM TS decorreu no Centro Escolar de Resende, esta quarta-feira, dia 25 de setembro.

Este novo espaço pretende constituir-se como um laboratório de aprendizagem e espaço de inovação, para professores e alunos, propício à utilização de novas metodologias.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e do restante executivo camarário, do 1.º Secretário da CIM-TS, Telmo Pinto, da Coordenadora do Plano Integrado Inovador do Combate ao Insucesso Escolar, Olga Melo, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna.

Durante a cerimónia, Garcez Trindade afirmou que “com esta Sala do Futuro vamos lançar os nossos alunos na tecnologia do futuro, na tecnologia digital. Desde que nos foi apresentado este projeto pela CIM-TS que a Câmara Municipal se disponibilizou de imediato para o acolher, no sentido de desenvolvermos as ações necessárias para esta concretização, de forma a que se crie uma interação digital entre professores e alunos. O futuro é digital e nós temos de acompanhar esta realidade”.

Por sua vez, a Coordenadora do Plano Integrado Inovador do Combate ao Insucesso Escolar referiu que “O Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, implementado no conjunto dos seus 11 Municípios, está em execução, tendo iniciado no ano passado. Este ano continua e a Sala do Futuro é um investimento que faz parte deste plano.
Esta é a primeira sala a ser inaugurada na CIM do Tâmega e Sousa, sendo o seu objetivo criar condições para combater o insucesso escolar, através de ferramentas auxiliares inovadoras que permitam aos educadores transmitirem os conteúdos das aulas de uma forma diferente e mais motivadora para os alunos”.

Para o Diretor do Agrupamento de Escolas “hoje é um dia marcante na vida do nosso Agrupamento, porque vamos ter ao dispor um novo equipamento, para preparar os nossos alunos para o futuro. As novas tecnologias invadiram o nosso mundo, vieram para ficar, e nós professores temos de acompanhar esta evolução, procurando dominar o mais rápido possível estas novas tecnologias, pois esta realidade será o melhor para o futuro deles”.

Este Ambiente Educativo Inovador é um espaço de trabalho, pensado e desenhado para o desenvolvimento de situações de aprendizagem ativa, compatível com as exigências inerentes à evolução social e tecnológica, favorecendo a motivação dos estudantes, envolvendo-os na construção individual ou coletiva do conhecimento, com resultados visíveis nas aprendizagens.

O espaço possui, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadro e mesa interativa, máquina de filmar, robots e mobiliário reconfigurável. No que toca ao ambiente formativo, o espaço divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar, compostas cada uma por determinados equipamentos e tecnologias, que possibilitam aos utilizadores a experimentação de uma nova organização do ensino e da aprendizagem.

A Sala do Futuro encontra-se incluída na Operação 4: Laboratórios de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O PIICIE – TâmegaSousa Educa [Acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu.