O Município de Resende procedeu à entrega do Prémio Eça de Queirós, que distingue os melhores alunos e alunas de português, no ano letivo 2022/2023, numa cerimónia que decorreu no dia 14 de setembro, quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No total foram distinguidos nove estudantes que receberam um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, contando com a presença na mesa do Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, da Vereadora da Educação, Carla Costa, e do Diretor do Agrupamento de Escolas, António Pinto Marques.
Na sua intervenção durante a cerimónia, Garcez Trindade congratulou os presentes pelos resultados obtidos e parabenizou os encarregados de educação e os docentes pelo apoio dado, fundamental para os estudantes conseguirem alcançar o prémio, referindo que “é proveitoso estudar e saber para sermos bem sucedidos. (…) Espero que percebam que é um bom caminho receber este prémio.”
No decorrer da cerimónia, foram apresentados dois momentos musicais proporcionados por João Pereira, professor na Academia de Música do Município de Resende.
A cerimónia contou ainda com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Dias, do Vereador da Juventude, Amadeu de Vasconcelos, e dos Vereadores, Fernando Silvério e Carla Lacerda.
Recorde-se que este prémio destina-se aos alunos matriculados em estabelecimentos de ensino, no concelho de Resende, que frequentam o 2.º e o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, sendo atribuído ao melhor aluno de português, de cada ano que integre os graus de ensino já referidos.