Home > Notícias > Prémio Eça de Queirós distingue melhores alunos de português

Prémio Eça de Queirós distingue melhores alunos de português

Decorreu esta segunda-feira, 23 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega do Prémio Eça de Queirós, que distinguiu os melhores alunos de português durante o ano letivo 2023/2024.

No total foram distinguidos nove alunos que receberam um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros.

Procederam à entrega dos prémios o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, a Vereadora da Educação, Carla Costa, e a Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Resende, Sandra Silva.

Marcaram, ainda, presença na cerimónia, a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Maria José Dias, o Vereador do Desporto, Amadeu de Vasconcelos, e os Vereadores Fernando Silvério e Jorge Sala.

Garcez Trindade, referiu que “este prémio para além de ser uma homenagem a um dos maiores vultos da língua portuguesa Eça de Queirós, com fortes ligações ao concelho de Resende, permite distinguir o mérito na aprendizagem da língua portuguesa”. Congratulou os alunos e alunas que receberam este prémio e destacou que “o esforço, o trabalho e o desempenho que tiveram ao longo do ano compensam, sendo que estes resultados são um bom pronuncio para um futuro melhor. Dirigiu-se, ainda, aos alunos pedindo para não se esquecerem de continuar a estudar, pois “é fundamental, porque quem estuda sabe, e quem sabe segue em frente”. No final, solicitou à Subdiretora do Agrupamento, para transmitir aos professores, principalmente aos que lecionam a disciplina de português, um agradecimento “pelo esforço e dedicação que permitiram aos alunos atingir estes resultados”.

Por sua vez, Sandra Silva agradeceu à Câmara Municipal de Resende a atribuição deste prémio, reconhecendo o valor que tem a disciplina de português, destacando que esta disciplina “é fundamental para todo o currículo, pois é impensável um aluno não perceber português e conseguir resolver um problema de matemática ou de físico-química. Acreditamos que os alunos que estão aqui e que receberam este prémio, alcançaram melhores bases a português, sendo meio caminho andado para terem um percurso com muito sucesso, pois vai ajudá-los a obter bons resultados nas outras disciplinas. Acrescentou, ainda, que “com certeza terão um futuro brilhante e irão representar muito bem o Agrupamento de Escolas de Resende, no futuro”, tendo dado os parabéns aos alunos e alunas por terem conseguido alcançar estes resultados.

De referir que este prémio é atribuído pelo Município desde 2012, distinguindo os alunos e alunas matriculados nos estabelecimentos de ensino no concelho, que frequentam o 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, sendo atribuído ao melhor aluno na disciplina de português, de cada ano, com o objetivo de promover o mérito e valorizar o esforço e o desempenho individual, incentivando os alunos e alunas a aperfeiçoar a aprendizagem da língua portuguesa.