Home > Notícias > Percursos Pedestres e BTT inaugurados na Serra de Montemuro

Percursos Pedestres e BTT inaugurados na Serra de Montemuro

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, procederam à inauguração da rede de percursos pedestres e de BTT implementada no âmbito do projeto “Vivenciar Montemuro”, que contempla, ainda, infraestruturas de apoio à prática de atividades de turismo de natureza.

As cerimónias decorreram no dia 23 de março, iniciando-se com a inauguração do Centro de BTT do Montemuro, começando pela Porta da Gralheira, em Cinfães, seguindo-se a inauguração da Porta de Feirão e do Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro – Felgueiras, em Resende, onde o Presidente da Câmara Municipal de Resende proferiu umas breves palavras, seguindo-se a bênção do novo equipamento pelo Padre José Augusto Marques e uma visita ao espaço.

A cerimónia terminou com uma merenda regional onde não faltaram os tradicionais painços, as Cavacas de Resende, os Matulos de Cinfães, tudo acompanhado pelos bons vinhos da região.

A porta de Feirão funciona no edifício do Centro Interpretativo do Montemuro, espaço que permite ao visitante conhecer o património faunístico e florístico desta Serra e que foi ampliado, dotando-o de balneários, estação de serviço self-service para lavagem e oficina de apoio ao BTT.

Relativamente à porta de Felgueiras, esta encontra-se instalada na antiga Escola Primária e funciona, também, como Centro de Apoio ao Turismo Ativo no Montemuro, contemplando uma área de informação turística, sala de projeção multimédia e sala com a exposição “Resende: Terra Megalítica”, onde se faz a interpretação do património arqueológico da Serra de Montemuro. Existem, ainda, espaços oficinais onde se fará apologia das artes e ofícios pré-históricos, para serem utilizados pela comunidade escolar e famílias. O exterior foi requalificado para zona de merendas.

Recorde-se que o projeto “Vivenciar Montemuro” surgiu de uma candidatura conjunta dos Municípios de Resende e de Cinfães, em parceria com a Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, com o objetivo de potenciar o património natural, promovendo o desenvolvimento económico sustentável, assente na promoção de atividades de turismo de natureza e desporto aventura, numa clara aposta na afirmação do território enquanto destino privilegiado deste tipo de turismo.

Com este projeto foi sinalizada uma grande rota, com 80 km, a iniciar em Nespereira (Cinfães) e a terminar no Parque Fluvial de Porto de Rei (Resende), percorrendo a cumeada da Serra de Montemuro, pelas localidades da Panchorra, Feirão, Paus, S. Martinho de Mouros e S. João de Fontoura, com desvio para Felgueiras, Cárquere e Resende. Foram, ainda, sinalizados seis percursos pedestres, dos quais três no concelho de Resende: PR1- Vale do Cabrum Superior, PR2- Encostas da Terra Fértil, em Felgueiras, e PR3- Lagoa D. João, num total de 30 km.

O Centro de BTT do Montemuro contempla 3 trilhos no concelho de Resende, com porta principal na Gralheira, em Cinfães, e duas portas em Resende, uma em Felgueiras e outra em Feirão, que compreendem 302 km de trilhos, e que foram agora inauguradas.

No dia 24 de março decorreu a primeira edição do Montemuro BTT Experience, com provas BTT e caminhada na Serra de Montemuro, marcando a inauguração oficial deste projeto no terreno.

Esta candidatura teve um investimento total elegível €349.528,41 e foi aprovada com um apoio de FEDER no valor de €297.099,15.