Home > Notícias > Novo Centro Paroquial de Felgueiras Inaugurado

Novo Centro Paroquial de Felgueiras Inaugurado

Decorreu, no dia 26 de junho, a inauguração do Centro Paroquial de Felgueiras, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, do Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, e do Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, que procedeu à bênção das novas instalações.

Na ocasião, Garcez Trindade destacou a perseverança do Pároco José Augusto Marques que lutou pela concretização desta obra e referiu que “parcerias entre as comunidades, município e governo nacional como a intervenção no Centro Paroquial de Felgueiras, são de grande importância para o desenvolvimento dos concelhos do interior”. Deixou, ainda, um apelo ao Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional para a concretização célere da obra de ligação da Ponte da Ermida a Baião, presente no Plano de Recuperação e Resiliência.

O pároco da Paróquia de Felgueiras, Padre José Augusto, revelou-se satisfeito com a inauguração da obra, após muitos anos de luta para a realização da mesma, agradecendo o apoio da autarquia “sem estes apoios a obra não se teria concretizado e o Sr. Presidente da Câmara, desde a primeira hora sempre apoiou e assumiu esta obra como compromisso conjuntamente com a Paróquia, porque conhece perfeitamente a comunidade que aqui vive com as suas carências e dificuldades. Agradeço sobretudo pela sensibilidade que sempre tem demonstrado para colaborar com as Paróquias do concelho na preservação do nosso património”.

Instalado na antiga Residência Paroquial que foi requalificada e reconvertida nas suas finalidades para Centro Paroquial, com o objetivo de dar apoio às atividades pastorais da paroquia de formação, encontro e lazer, bem como de âmbito cultural da comunidade e das instituições locais, nomeadamente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

O edifício tem duas partes distintas: a primeira é destinada a Centro Paroquial e contém, no andar inferior, um salão para cerca de 60 pessoas com apoio de sanitários e de uma copa para realização de pequenos eventos. No andar superior, contém uma sala de estar para convívio e formação de grupos, uma sala mais reduzida para grupos mais pequenos e o apoio de uma casa de banho. Na outra parte contém um pequeno apartamento destinado ao Pároco ou outras eventuais finalidades.

Uma obra no valor de 260 mil euros, com o apoio de 20% resultante da candidatura ao Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, 42% da Câmara Municipal de Resende, e os restantes 38% comportados pela Paróquia de Felgueiras.