Home > Notícias > Museu Municipal celebra Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

Museu Municipal celebra Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus

«O Poder dos Museus» é o tema escolhido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus para comemorar estas datas efemérides, no ano 2022, através da exploração do tema e do poder transformador dos museus e os seus impactos positivos nas comunidades.

Assim, na noite de 14 de maio, entre as 21h e as 24h, o Museu Municipal de Resende encontra-se de portas abertas para celebrar a Noite Europeia dos Museus 2022.

Nessa noite, o Museu oferece a toda a comunidade, visitas guiadas que se iniciam às 21h, 22h e 23h, seguidas de atividades lúdicas e pedagógicas, para os mais novos e/ou famílias, a saber:

1. Arqueologia: mostra o teu lixo, dir-te-ei quem és!
2.Pré-História: separar e classificar artefactos em pedra.
3.Pré-História: decorar cerâmicas pré-históricas!
4.Época Romana: cunha a tua moeda!
5.Construções de puzzles sobre as obras de arte da exposição: Diáspora.

Relacionadas com as exposições temporárias atualmente em exibição:

Carta Patrimonial de Resende – Inventário do Património do concelho e Diáspora – exposição coletiva mista de pintura e escultura dos artistas, Joana Antunes e Fernando Barros.

Recorde-se que A Noite dos Museus foi uma iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, com o apoio do ICOM.

No dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu de Resende encontra-se aberto no horário habitual e recetivo a receber toda a comunidade de Resende e todos os que se quiserem juntar a nós para celebrar este dia, usufruindo de visitas guiadas ao museu e de atividades destinadas aos mais novos.

O Dia Internacional dos Museus é uma efeméride de grande tradição para o mundo dos museus, tendo a sua celebração tido início em 1977, por iniciativa do ICOM.

Venha celebrar connosco a Noite e Dia dos Museus e traga a família e amigos!