Home > Notícias > Município promove “Aprendiz por um Dia”

Município promove “Aprendiz por um Dia”

O Município encontra-se a promover a iniciativa “Aprendiz por um dia”, incluída no Plano integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Resende.

Esta ação, dirigida aos 59 alunos inscritos, do 9.º ano de escolaridade, proporciona-lhes a oportunidade de acompanharem, em contexto real de trabalho, um profissional da área que identificaram como preferida, sendo que foram contempladas áreas bastante diversas, tais como, arquitetura, veterinária, desporto, medicina, programação, artes, música, gerontologia, contabilidade, mecânica ou fotografia, entre outras, num total de 32 profissões identificadas.

Face às atuais limitações decorrentes da pandemia por COVID-19, algumas das ações realizaram-se por videoconferência e outras foram mais limitadas em termos tempo de permanência nas instituições, realizando-se apenas durante uma manhã ou tarde.

O Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Conservatório de Música do Porto, o Centro Cultural de Amarante, o Parque Biológico da Serra das Meadas, o Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego e a Santa Casa da Misericórdia de Resende foram algumas das muitas instituições parceiras.

Um agradecimento particular à Guarda Nacional Republicana de Lamego e de Resende pela disponibilidade que teve em deslocar para o Posto Territorial de Resende, durante dois dias, elementos das diferentes áreas de intervenção que realizaram demonstrações e responderam a todas as questões dos alunos do 9.º ano.

O PIICIE – TâmegaSousa Educa [Acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) através do Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu.