A vacinação contra a COVID-19, em Resende, vai avançar esta semana.
Em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega (ACES BT) e para que a população de Resende tenha acesso à vacina, no nosso concelho, evitando deste modo deslocações de maiores distâncias e todas as dificuldades daí resultantes, o Município, no âmbito das suas competências na área da proteção civil, decidiu suportar todos os encargos logísticos e financeiros inerentes à instalação do Centro de Vacinação de Resende.
Em estreita parceria com as entidades locais, nomeadamente a Autoridade Local de Saúde e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Resende (UCSP), o Centro de Vacinação funcionará em instalações provisórias situadas no parque do Centro de Saúde de Resende, junto ao SAP – Serviço de Apoio Permanente, garantindo as condições de segurança e as comodidades necessárias para a administração da vacina aos utentes.
Nesta primeira fase, serão vacinados os cidadãos com 80 ou mais anos, exceção efetuada para os utentes acamados que, segundo a Task Force, não poderão ser vacinados neste momento por não estarem ainda reunidas as condições necessárias. Assim, nesta fase, estarão abrangidos cerca de 1600 utentes do concelho.
A administração da vacina requer agendamento prévio, data e hora, pelo que todos os utentes que cumpram os critérios de vacinação definidos para esta fase, serão previamente contactados pela entidade de saúde e/ou técnicos municipais que estarão a colaborar com a UCSP de Resende, na realização das convocatórias.
A ordem de realização da convocatória, respeitará rigorosamente a listagem de utentes enviada pelo ACES BT, organizada por ordem de prioridade não havendo por isso qualquer possibilidade de alteração e/ou antecipação.
Para todos os munícipes que não dispõem de meios de transporte próprio ou outro recurso de apoio, por exemplo familiar, o Município assegurará, ainda, o transporte gratuito, suprimindo essa limitação.
Assim, APELAMOS aos utentes abrangidos nesta fase de vacinação, que aguardem com serenidade o contacto das entidades, evitando deslocações desnecessárias ao Centro de Vacinação, para obtenção de informação, reiterando que a única forma de agendamento para a administração da vacina, apenas ocorrerá por contacto promovido pelas entidades de saúde e/ou técnicos municipais.
Aos utentes que sejam convocados para vacinação, APELAMOS AINDA, que a deslocação ao Centro de Vacinação, ocorra apenas no horário que lhe foi atribuído, considerando que as instalações possuem espaço limitado e que serão obrigatoriamente cumpridas todas as regras de segurança, nomeadamente o distanciamento físico.
O nosso trabalho em prol da Saúde da Comunidade!