Home > Notícias > Município inaugura Balcão Único do Prédio – BUPi

Município inaugura Balcão Único do Prédio – BUPi

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, procedeu à abertura oficial do Balcão Único do Prédio – BUPi, esta manhã, 8 de abril, que se encontra em funcionamento no Gabinete de Desenvolvimento Rural, situado na R. Dr. Joaquim Caetano Pinto, na vila de Resende (junto ao estacionamento do Fórum Municipal).

O BUPi é uma plataforma online, agora com um balcão de atendimento presencial em Resende, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

Na ocasião, Garcez Trindade afirmou que “este serviço é de grande importância para o Município e para as/os resendenses, já que permite proceder ao registo dos seus prédios rústicos e mistos, através da identificação e registo das parcelas de terreno, de forma gratuita e com o apoio de um técnico do Município, sendo uma ferramenta útil para o ordenamento do território e na prevenção de incêndios”.

O Técnico habilitado do BUPi, César Madureira, fez uma breve explicação sobre o funcionamento desta plataforma eletrónica, informando que “para efetuar a localização dos prédios e respetivo registo, os proprietários devem fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, caderneta predial com o número das matrizes que pretendem registar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a através de um mapa, de forma a concluir o processo”.

O balcão de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, sendo que para obter informações sobre este serviço pode utilizar os seguintes contactos: telefone – 254 240 930 ou endereço eletrónico – bupi@cm-resende.pt.

De referir que este projeto resulta de uma candidatura apresentada pelo Município ao “Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo: Sistema Nacional de Cadastro Predial”, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Recorde-se que o registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

Assim, o concelho de Resende passa, a partir de hoje, a pertencer aos Municípios com este serviço disponível, onde os resendenses podem proceder ao registo das suas propriedades de forma simples e gratuita.