Home > Notícias > Município entrega prémios aos melhores alunos

Município entrega prémios aos melhores alunos

A Câmara Municipal procedeu à entrega do prémio “Quadro de Excelência do Concelho de Resende – Prémio Rebelo Moniz”, a 53 alunos do concelho que se destacaram por terem obtido os melhores resultados escolares no ano letivo 2019/2020, em duas sessões realizadas no dia 17 de outubro, no Auditório Municipal.

Este prémio é atribuído, pelo Município, todos os anos aos cinco melhores alunos de cada ano matriculados no 2.º e 3.º ciclos e aos três alunos com a melhor média final obtida no ensino secundário, desde que a mesma não seja inferior a 16 valores.

Assim, os alunos do 2.º e 3.º ciclos receberam um certificado evocativo e um cheque no valor de 150,00 euros. No ensino secundário o aluno com melhor média final obtida, em cada ano de escolaridade, recebeu 175,00 euros, o segundo melhor 150,00 euros e o terceiro melhor 115,00 euros, perfazendo um total de 7.955,00 euros em prémios.

Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, felicitou os alunos que no ano letivo 2019/2020, um ano muito complicado, tiveram um desempenho e uma prestação de excelência, felicitando os pais por apoiarem os seus filhos, incutindo-lhes esta necessidade de se manterem com uma atuação de excelente desempenho na escola. Dirigiu algumas palavras aos alunos premiados, referindo que “devem perceber que toda a aprendizagem que possam adquirir na escola vai ser absolutamente necessária para no futuro terem habilitações para conseguirem um trabalho e um emprego, que vos dará direito a viver com dignidade. Aproveitem para adquirir o máximo de conhecimentos possível, pois serão indispensáveis no vosso percurso profissional”. Acrescentou, ainda, que o Agrupamento de Escolas “poderá continuar a contar com o apoio da autarquia, pois a Câmara Municipal não faz mais do que a sua obrigação em ajudar a escola a ultrapassar todas as dificuldades com que nos deparamos no último ano letivo, relacionadas com a pandemia COVID-19”.

Por sua vez, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, salientou que “ultrapassamos um ano difícil e muito complicado, em que a escola foi obrigada a reinventar-se, procurando dar resposta a uma situação inesperada”. Agradeceu à Câmara Municipal, na pessoa do Presidente, todo o apoio e trabalho despendido para “procurar dar a melhor resposta a muitos dos alunos e a muitas das famílias, que fruto do seu contexto, das suas circunstâncias tiveram que ser apoiadas com ações de grande proximidade”. Sublinhou, ainda, que “com todo o trabalho dos professores, dos pais dos alunos e, em articulação com a autarquia, conseguimos superar todas as dificuldades, que vos devem deixar orgulhosos, pois são o produto deste esforço. Quero reconhecer o vosso mérito e pedir-vos que continuem a ser um exemplo na nossa comunidade e continuem a trabalhar para que os vossos sonhos se transformem em realidade”.

A cerimónia contou com alguns momentos musicais proporcionados pelos professores João Pereira e Carlos Francisco da Academia de Música de Resende.