Home > Notícias > Município entrega Prémio Eça de Queirós aos melhores alunos de português

Município entrega Prémio Eça de Queirós aos melhores alunos de português

A Câmara Municipal procedeu à entrega do Prémio Eça de Queirós, que distingue os melhores alunos de português no ano letivo 2021/2022, numa cerimónia que decorreu no dia 13 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No total foram distinguidos nove alunos que receberam um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, contando com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, da Vereadora da Educação, Carla Costa, do Vereador da Juventude, Amadeu Vasconcelos, e do Diretor do Agrupamento de Escolas, António Pinto Marques.

Na sua intervenção durante a cerimónia, Garcez Trindade congratulou os alunos pelos resultados obtidos e parabenizou os encarregados de educação e os professores pelo apoio e acompanhamento que lhes permitem atingir patamares de excelência, referindo que “é com muita satisfação que estamos hoje aqui a entregar o prémio Eça de Queirós aos melhores alunos de cada ano na disciplina de português, que reflete o excelente trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022”. Desejou as maiores felicidades aos alunos e deixou um pedido: “há de chegar a altura de transitarem para a faculdade e quando isso acontecer, nunca se esqueçam de Resende e de representarem o nosso concelho”.

Por sua vez, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende agradeceu à Câmara Municipal a entrega deste prémio “que reflete a atenção que o executivo dá às questões em matéria de educação” e acrescentou que “estamos aqui a dar conta que um conjunto de jovens das nossas escolas, fruto do seu mérito, da sua dedicação, do seu trabalho diário e do seu estudo, conseguiu atingir um determinado patamar na disciplina de português. O Agrupamento irá continuar o seu trabalho para que todos tenham as melhores condições na escola para que consigam atingir sempre mais e melhores competências”.

No decorrer da cerimónia, foram apresentados alguns momentos musicais proporcionados por Carlos Francisco, Professor na Academia de Música do Município de Resende, e a declamação de poemas por Ana Maria Pinto.

Recorde-se que este prémio destina-se aos alunos matriculados em estabelecimentos de ensino no concelho de Resende, que frequentam o 2.º e o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário, sendo atribuído ao melhor aluno de português, de cada ano que integre os graus de ensino já referidos.