Home > Notícias > Município de Resende recebeu seminário sobre a Vespa velutina

Município de Resende recebeu seminário sobre a Vespa velutina

No dia 20 de fevereiro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Resende recebeu o seminário “Vespa velutina: Mitigação dos impactos”.

Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende, e Pereira Cardoso, do Conselho de Administração da Dolmen CRL, abriram a sessão. Na sua intervenção, Garcez Trindade referiu a importância destas ações com a população local de forma a informar quais os procedimentos a adotar em caso de invasão da praga.

Fátima Pereira, Comandante da Proteção Civil Municipal, foi uma das oradoras presentes. Abordou o trabalho que tem sido feito pela Proteção Civil do Município no combate à Vespa velutina. No ano de 2019 foram exterminados 100 ninhos, sendo que no presente ano a equipa de técnicos já exterminou 2. A Técnica referiu ainda que, em maio de 2019, o Município viu aprovada a sua candidatura ao “Apoio para a destruição dos ninhos de Vespa velutina” pelo Fundo Florestal Permanente.

Da sessão fizeram ainda parte Alexandre Vieira, da Associação de Apicultores da Serra do Marão, e Mónica Lopes, da Associação de Produtores Florestais do Montemuro e Paiva, que exemplificaram boas práticas de combate à praga e mostraram algumas das armadilhas que podem ser utilizadas.

Nazareth Crespo, da UTAD, interveio para explicar em que consiste este Grupo Operacional e qual o seu trabalho. Por fim, Marco Portocarrero, da Associação Nativa, explicou a sua experiência no combate à Vespa velutina.

A iniciativa, organizada pela Dolmen CRL no âmbito do Grupo Operacional da Vespa velutina, teve como objetivo sensibilizar a comunidade apícola para a necessidade de prevenir os ataques massivos da espécie invasora, nomeadamente através da captura das vespas fundadoras.