O Município de Resende encontra-se a elaborar o cadastro das infraestruturas existentes dos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais no concelho, num investimento no valor de 208.118,93€.
Esta medida insere-se no projeto da CIM do Tâmega e Sousa, financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Assim, informamos a população que várias equipas, devidamente identificadas, irão percorrer os arruamentos e locais do concelho onde se encontram instaladas as redes de abastecimento de água e de saneamento, para proceder ao cadastro.
Com este levantamento pretende-se a obtenção de informação das infraestruturas existentes, de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados às populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água, através da diminuição das perdas de água e da otimização das intervenções a realizar, quer nas redes de Saneamento de Águas Residuais, quer nas redes de Abastecimento de Água.
O objetivo é assegurar a qualidade da água para consumo humano e a proteção dos recursos hídricos do território.