Home > Notícias > Município celebrou 25 de abril com várias iniciativas

Município celebrou 25 de abril com várias iniciativas

Nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Município de Resende celebrou o 48º aniversário do Dia da Liberdade com diversas atividades dirigidas a vários públicos.

As comemorações iniciaram-se no sábado, dia 23, com o concerto “(Re)viver Abril”, uma viagem pelas canções mais marcantes ligadas ao dia da revolução dos cravos, e que reuniu as vozes de Paula Ferreira e Paulo Almeida, acompanhados pelos Professores da Academia de Música do Município de Resende, contando também com declamações de textos da autoria de Ana Maria Pinto, pela voz da própria.

No domingo, dia 24, as cerimónias foram dirigidas aos mais novos, com a apresentação do teatro de fantoches “A Flor de Abril”, uma encenação adaptada do texto de Pedro Olavo Simões, que conta a história da revolução. De seguida, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Desenho “Como vês a Liberdade”, um desafio lançado pelo Município aos alunos do 1º Ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Resende, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente, Centro Escolar de Resende; São Cipriano e São Martinho de Mouros. A tarde terminou com animação infantil que englobou pinturas faciais, modelagem de balões e atelier de expressão plástica.

No feriado, dia 25, as comemorações iniciaram-se com o desfile dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Banda “A Velha de S. Cipriano. Após a Guarda d’Honra da Associação Humanitária seguiu-se o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, tocado pela banda presente e interpretado por Paula Ferreira. Posteriormente o grupo musical atuou no Largo da Feira.

Pelas 11h15min decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comemoração Solene do 48.º Aniversário do 25 de Abril, que se iniciou com o Hino do Poder Local, pela Banda “A Velha de São Cipriano” e voz de Paulo Resende, seguindo-se a apresentação da peça “Maria e Sophia: Confidências e Desabafos”, representada pela Oficina de Teatro Eç’ Agora. Seguiram-se as intervenções que decorreram pela seguinte ordem: Rosana Teixeira, em representação do PPD/PSD na Assembleia Municipal, Joaquim Alves, em representação do PS, na Assembleia Municipal, a Vereadora da Educação, Animação e Cultura, Carla Costa, pela Câmara Municipal, e o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado.

No final da sessão solene foi servido um Porto d’ Honra com cavacas a todos os presentes.