Home > Notícias > Município celebrou 25 de abril

Município celebrou 25 de abril

Nos dias 24 e 25 de abril, o Município de Resende celebrou o 49º aniversário do Dia da Liberdade com diversas atividades dirigidas a vários públicos.

As comemorações iniciaram-se na segunda, dia 24, com o concerto “Vozes de Abril”, uma viagem pelas canções mais marcantes ligadas ao dia da revolução dos cravos, também proclamado dia da Liberdade. O espectáculo reuniu as vozes de vários munícipes, acompanhados por elementos da Academia de Música do Município de Resende.

Na terça, dia 25, as comemorações iniciaram-se com o desfile dos Bombeiros Voluntários de Resende e da Banda Musical “A Nova” de S. Cipriano. Após a Guarda d’Honra da Associação Humanitária seguiu-se o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional, tocado pela banda presente e interpretado por Paula Ferreira. Posteriormente o grupo musical atuou no Largo da Feira.

Pelas 11h15min decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Comemoração Solene do 49.º Aniversário do 25 de Abril, que se iniciou com o Hino do Poder Local, pela Banda Musical “A Nova” de S. Cipriano e voz de Paulo Almeida, seguindo-se a apresentação da peça “Não deixemos fechar as portas que abril abriu”  representada pela Oficina de Teatro Eç’ Agora.

Seguiram-se as intervenções que decorreram pela seguinte ordem: Hugo Rabaça, em representação do PPD/PSD na Assembleia Municipal, Joaquim Alves, em representação do PS, na Assembleia Municipal, o Vereador dos Recursos Humanos, Administração Geral e Finanças, Amadeu de Vasconcelos, pela Câmara Municipal, e a 2ª Secretária da Assembleia Municipal, Ana Magalhães. No final da sessão solene foi servido um Porto d’ Honra com cavacas a todos os presentes.

A tarde do feriado foi dedicada aos mais pequenos. Pelas 16h00, no Auditório Municipal de Resende, a Oficina de Teatro Eç’Agora apresentou a peça “As portas que Abril abriu”. Seguiu-se o jogo “À descoberta do 25 de abril”, no Largo da Feira, com perguntas sobre Portugal antes e pós revolução dos cravos.

Também da parte da tarde do dia 25, o jardim 25 de abril e o espaço circundante ao edifício os Paços do Concelho foi animado com música ambiente que marcou o 25 de abril.