Home > Notícias > Município celebra Dia da Mulher com Caminhada Solidária

Município celebra Dia da Mulher com Caminhada Solidária

O Município de Resende celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma caminhada solidária, cultural e ecológica denominada “Rota do Vale de Paus”, que decorreu no passado domingo, dia 20 de março, envolvendo 200 participantes.

A iniciativa, na qual as receitas reverteram para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, cuja presença foi assinalada por Artur Fernandes, Coordenador da Angariação de Fundos do Núcleo Regional do Norte, iniciou com as intervenções da Vereadora da Ação Social e Emprego, Maria José Dias, que fez um enquadramento da caminhada, e do Adjunto do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Resende, António Bártolo, que sensibilizou para a prevenção de incêndios rurais.

O percurso circular, com cerca de 9 km de distância, passou pelas povoações de Moumis, Fazamões, São Pedro do Souto e Póvoa e contou com uma merenda a meio do caminho, de café à moda antiga e pão, a interpretação da Lenda da Sra. do Souto, por uma jovem munícipe, seguida da oferta, a cada participante, do pão associado à mesma que, segundo se diz, afasta doenças e maleitas, terminando com o almoço onde não faltaram os tradicionais sabores das papas e dos paínços.

Foram distribuídos flyers com informações sobre a freguesia, pontos de interesse existentes no percurso, e uma contextualização sobra a data celebrada, por parte do Município, e relativo a incêndios rurais, por parte do CLDS 4G+ Vida Resende.

Houve também lugar a uma sensibilização ecológica, na qual, através da distribuição de sacos, foi pedida a colaboração dos participantes para a recolha de lixo que encontrassem pelo caminho.

A caminhada solidária “Rota do Vale de Paus” foi organizada pelo Município de Resende e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Paus, CLDS 4G+ Vida, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende e Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.